Bob Esponja: As teorias por trás do desenho

Compartilhe

Bob Esponja: Calça quadrada é um desenho que mostra a vida de uma esponja do mar e seus amigos no fundo do mar do Oceano Pacífico em uma “vila” subaquática chamada Fenda do Biquíni.

História

Atol do Bikini atualmente. A parte mais escura é a cratera formada pela explosões

Existem muitas teorias acerca do famoso desenho porém a mais aceita dentre elas é a de que a Fenda do Biquini da animação seria uma referência ao Atol do Bikini que faz parte das ilhas Marshall do Oceano Pacífico, na Micronésia. O local é conhecido por ter sido escolhido pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial para ser a zona de testes das suas bombas nucleares. Segundo a história o Atol foi determinado porque foi considerado pelos EUA como quase desabitado quando na realidade cerca de 200 pessoas moravam lá na época e todos precisaram ser remanejados para um outro atol vizinho, o de Rongerik.

 

Em 12 anos os Estados Unidos chegaram a lançar 23 bombas nas ilhas paradisíacas e segundo estudos, essas eram ainda mais fortes do que aquelas que causaram as trágicas explosões em Nagasaki e Hiroshima. O resultado disso é que hoje as Ilhas Marshall (o atol do bikini e outros três vizinhos) passaram por uma análise no seu território e foi constatado que a região chega a ser 1.000 vezes mais radioativa do que Chernobyl. O nível de radiação é tão grande que durante o período em que os testes eram feitos, habitantes de um atol próximo ao Bikini adoeceram e morreram em grande quantidade. 

Fazem 60 anos desde que os EUA pararam de soltar essas terríveis bombas no atol, porém o local que era tido como paradisíaco e era morada de pelo menos  200 pessoas não pode ser habitado até hoje pois excede (e muito) os níveis de radiação seguros para a exposição humana. Mesmo assim em 1997 as autoridades estadunidenses decidiram que seria seguro voltar a circular e chegaram a acomodar alguns habitantes, porém era proibido ingerir qualquer alimento ou água que fosse da própria ilha pois essa seria uma exposição muito alta a radiação, mas a verdade é que mesmo ao respirar o ar da região os índices de radioatividade são altíssimos e por isso voltaram atrás nessa decisão. Em 2010 o atol do Bikini foi determinado pela Unesco como um Patrimônio da Humanidade com intenção de que a força das armas nucleares nunca fosse esquecida, servindo como lição para que isso nunca volte a acontecer.

Sabendo disso tudo, podemos partir para a história do desenho. 

Teoria

A teoria que foi citada lá no começo defende que a Fenda do Biquíni seria baseada no Atol do Bikini e o desenho na verdade seria uma crítica aos testes nucleares, já que nesse ponto de vista, a presença de tanta radiação no local poderia ser a razão das características incomuns que os personagens da série animada apresentam, como os seguintes aspectos humanos: inteligência. sensações humanas e capacidade de falar.

Além desse tipo de comportamento alguns personagens tem particularidades bem curiosas, como por exemplo o Lula Molusco que apesar de ser um molusco tem apenas 6 braços, sendo que polvos normais tem 8 pernas ou tentáculos e as lulas têm 10. Levando em consideração que o desenho foi criado por um biólogo marinho que abandonou sua carreira na área para se dedicar ao desenho, isso não pode ter sido somente um erro de roteiro. 

Essa “estranheza” não se aplica somente a Lula, mas o Sr. Sirigueijo por exemplo, mesmo sendo um Siri curiosamente tem uma baleia como sua filha. Todos os peixes, mesmo os que só aparecem na série costumam ter os olhos bem mais arregalados do que o normal e a Sandy Bochechas é um esquilo que precisa usar um traje de astronauta para poder ficar tanto tempo debaixo d’água mas mesmo assim diz se sentir melhor por lá. 

Bob esponja e turma

 

Um outro indício que pode confirmar a teoria é que por várias vezes o próprio desenhos mostra que a Fenda do Biquíni está localizada no Oceano Pacífico, assim como o Atol do Bikini e por vezes explosões acontecem no desenho, o que poderia ser uma referência às explosões das bombas nucleares. Há também quem diga que o nome “fenda” foi dado por ser um buraco no Oceano e crateras apareceram no local por conta da destruição que as bombas causaram.

O cemitério flutuante também pode ser considerado como uma referência ao local já que a ilha é considerada como um “cemitério nuclear” pois depois dos testes não existia mais vida por lá – somente em 2017, quando biólogos foram até o local, foi descoberto que existe um ambiente marinho incrível com vários cardumes, peixes e até tubarões vivos, apesar de estarem esperando totalmente o contrário. Mesmo com essa surpresa maravilhosa até então não se sabe se esses peixes são realmente saudáveis ou sofreram de alguma forma com a radiação do Atol e por via das dúvidas ainda não foi permitido a caça para alimentação.

Seria o nosso amigo esponjoso e seus vizinhos uns dos sobreviventes de toda essa radiação? 

Curiosidades 

Apesar da esponja mais famosa do mundo ter ensinado muitas coisas boas as crianças dos anos 2000 e isso inclui ser esforçado nos trabalhos, ser simpático e positivo, uma outra teoria que caminha junto com essa diz que os personagens principais do desenho na verdade representam os 7 pecados capitais com as suas personalidades

Bob Esponja representa a luxúria, Patrick Estrela a preguiça, Lula molusco a ira, a esquila Sandy simboliza a soberba/orgulho, o Sr. Sirigueijo a avareza, Plankton é a inveja e Gary, o bichinho de estimação de Bob, retrata a gula.

A animação também faz alusões que mostram a poluição do mar como no episódio “The Play’s The Thing” da sétima temporada onde Bob Esponja resolve montar um Lula Molusco de balão mas o que ele está enchendo na verdade são camisinhas – é muito comum preservativos serem jogados no mar.

Bob esponja enchendo preservativo

Comentários
Posts Relacionados