Chaves saiu do ar no Brasil

Compartilhe

O famoso seriado de Chaves, que foi inaugurado na televisão mexicana no ano de 1970 e desde 1984 é transmitido aqui no Brasil, deixará de ser exibido aqui no país por conta de problemas com os direitos autorais relacionados à rede Televisa, que é a distribuidora que exporta os conteúdos da série para outros países. Eles informaram que o programa deveria ser descontinuado pelo SBT no dia 29 de julho e o programa saiu do ar no último sábado (01/08).

O motivo disso tudo é que a Televisa e os filhos do ator e criador da obra, Roberto Bolaños (o próprio Chaves), não entraram em um acordo sobre o que deveria ser feito/ com o conteúdo. Os filhos de Roberto, detentores dos direitos autorais e responsáveis pelo grupo Chespirito, queriam disponibilizar os episódios gratuitamente, porém a Televisa não concordou em distribuí-los gratuitamente, por isso Chaves não estará disponível nem aqui, nem em outros países.

Além de Chaves, Chapolim também foi cancelado já que os direito também pertencem aos filhos de “Chespirito”

Enquanto essa pendência burocrática ainda não é resolvida, vamos relembrar a comédia que marcou as nossas infâncias por tantos anos, com algumas curiosidades sobre ela:

Bruxa do 71

Bruxa de chaves

Você já se perguntou porque a Bruxa do 71 tem esse nome? Roberto, que além de interpretar o protagonista Chaves também criou a série, escolheu esse nome e esse número para a casa da personagem porque ele e Angelines Fernández (Bruxa do 71), começaram a trabalhar juntos em 1971. Curiosamente a atriz faleceu em 1994 com 71 anos de idade.

“Chavo del Ocho” – Chaves do 8

É assim que a série é chamado no México e pode ser traduzida para o português como “O Garoto do Oito”, eles a chamaram assim porque inicialmente ela foi lançada no canal 8, porém depois que eles trocaram de emissora, em um dos episódios da época um dos moradores pergunta porque ele é conhecido por esse nome na vila e Chaves responde que é porque na verdade ele mora na casa de número 8 e o barril seria só um esconderijo. 

A casa de Chaves nunca foi mostrada na série e existe uma teoria, baseada no livro de Roberto Bolaños chamado “El Diario del Chavo del Ocho”, onde Chavinho conta que é órfão já que foi deixado em uma creche por sua mãe e ela nunca mais voltou para buscá-lo. Para não morar na rua, ele foi atrás de um lugar pra ficar e seu Barriga o ajudou deixando ele morar de graça na casa de número 8.

Popis

A Popis, que também é interpretada pela atriz que faz o papel da Dona Florinda, era fanha quando apareceu a primeira vez na série original do México, porém a produção optou por tirar essa característica da personagem pois eles receberam uma carta de reclamação do pai de uma criança fanha que, segundo ele, passou a sofrer com brincadeiras ofensivas e a ser comparado com Popis pelos amigos da escola.

Na carta o pai ameaçou nunca mais voltar a assistir os episódios de Chaves caso eles não tirassem Popis ou sua voz fanhosa do elenco. Sendo assim, eles tiraram Popis por um tempo e quando ela voltou já não era mais fanha. 

Já aqui no Brasil foi ao contrário, na primeira vez que apareceu na série a Popias tinha a voz normal e só depois “adquiriu” a voz fanhosa que havia sido retirada no México.

Galã de novela

seu madruga de chaves

Apesar de ser chamado de feio várias vezes em Chaves, o ator que interpretou o Seu Madruga (Ramón Valdez), era considerado um grande galã e cavalheiro da TV e do cinema mexicano.

Sr. Barriga

No começo de Chaves o Sr. Barriga não era conhecido por esse nome, por se tratar do dono da vila que só aparecia para cobrar o aluguel dos inquilinos ele era chamado só de Senhor, mas com o passar do tempo ele foi ganhando espaço no seriado e depois de 3 anos foi re – apresentado como Senhor Barriga. As brincadeiras com o peso do personagem chegaram até o seu endereço ficticio, ele conta que mora na Rua Cachalote, esquina com Rua Baleia, na Vila dos Elefantes.

Além de interpretar o Sr. Barriga, Édgar Vivar também fazia o filho do seu personagem, Nhonho.

Pai do Quico

Dona Florinda nunca trabalhou durante a série e “Tesouro” sempre foi o mais mimado de toda a vila, isso fez com que muitas pessoas se perguntassem como Dona Florinda teria tanto dinheiro assim? Por isso surgiram teorias de que o falecido pai do Quico, Frederico, seria um marinheiro antes de morrer e acabou deixando uma gorda pensão para a família. Isso também explica o porquê de Quico sempre estar usando a mesma roupa de marinheiro.quico de chaves

Além disso, alguns acreditam que Dona Florinda e o Professor Girafales nunca se casaram porque a dona de casa perderia a pensão deixada pelo marido.

Jaiminho – Carteiro de Chaves

O carteiro preguiçoso da Vila que estava sendo “evitando a fadiga” e vivia contando as histórias da sua cidade natal, Tagamandápio foi homenageado com uma estátua na cidade no ano de 2012.

jaiminho

Dona Florinda e Chaves

A personagem recebeu esse nome porque, na verdadade, a atriz que faz esse papel também se chama Florinda. Seu nome completo na vida real é Florinda Meza García Gómez Bolaños. Ela se casou oficialmente com o Chaves (Roberto Bolanõs) em 2004, mas antes disso ela chegou a se envolver com Carlos Villagrán, que fazia o papel de Quico no seriado.

Apesar de ter sido descontinuado no Brasil, essa decisão não é definitiva e ainda existem esperanças de que o famoso Chaves volte para as telinhas brasileiras. Com mais 17 mil assinaturas, fãs de Chaves aqui no país se manifestaram e fizeram um abaixo assinado pedindo que a TELEVISA e o grupo Chespirito resolvam as questões pendentes o mais rápido possivel e em declaração, eles pediram para que ambos levem em consideração que este ano seria comemorado 50 anos do lançamento de Chapolim e em 2022 Chaves alcançaria o mesmo marco.

Eles não pedem somente pela volta de Chaves mas de todas as produções do grupo Chespirito como Solidários del Ocho e Canal Vila do Chaves.

Comentários
Posts Relacionados