Clube dos 27: coincidência ou maldição?

Compartilhe

Você já ouviu falar sobre o Clube dos 27? O que Brian Jones, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Janis Joplin, Kurt Cobain, Amy Winehouse e outros ícones do rock e do mundo musical no geral têm em comum? Todos eles morreram com 27 anos.

Além da idade, outra coincidência chama a atenção: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain foram encontrados mortos com um isqueiro branco.

Se você curte matérias sobre mortes misteriosas de famosos, não deixe de ler sobre os artistas que foram mortos por seus próprios fãs.

O Clube dos 27 faz referência a um número grande de músicos que morreram aos 27 anos, por causas não muito bem esclarecidas que envolvem frequentemente o uso excessivo de bebidas alcoólicas ou drogas e meios violentos como homicídio ou suicídio.

Os nomes citados não foram os primeiros artistas a morrerem com essa idade. A lista de membros do clube é extensa e pode ter começado lá no século XIX, com a morte misteriosa do compositor, pianista e crítico musical brasileiro Alexandre Levy, em 1892.

Mas o termo Clube dos 27 só se deu com a morte de Brian Jones, guitarrista da banda Rolling Stones, em 1969. Em seguida, foi a vez de Jimi Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin – que morreram com menos de dois anos de diferença. Foi o suficiente para chamar a atenção para a estranha coincidência. Com Kurt Cobain e Amy Winehouse, a teoria atiçou ainda mais a curiosidades das pessoas.

Relembre algumas mortes do Clube dos 27

Brian Jones

Foto: Wikimedia Commons

Em 3 de julho de 1969, o guitarrista Brian Jones, fundador dos Rolling Stones, foi encontrado morto na piscina de sua mansão, em Sussex, no Reino Unido. No certificado de óbito, ficou registrada a “morte por desventura”, expressão britânica usada para se referir a morte por acidente causado por riscos assumidos voluntariamente.

Apesar disso, o falecimento de Jones ainda é objeto de muitas teorias da conspiração. O guitarrista era um excelente nadador. Além disso, o fundador dos Stones veio a óbito cerca de um mês depois do seu afastamento da banda por abuso de drogas e dois dias antes do show no Hyde Park de Londres em que o grupo apresentaria seu substituto, Mick Taylor.

Jimi Hendrix

Foto: Divulgação

Na madrugada de 18 de setembro de 1970, Jimi Hendrix foi encontrado morto no quarto de hotel de Monika Dannemann, sua então namorada. O melhor guitarrista de todos os tempos teria se asfixiado em seu próprio vômito após tomar alguns comprimidos para dormir.

A autópsia, feita 10 dias depois, apontou que Hendrix teria tomado nove pílulas do sonífero Vesparax, um barbitúrico forte. Meio comprimido já era suficiente para fazer uma pessoa cair no sono.

As autoridades nunca chegaram a uma conclusão em torno da causa da morte. Algumas teorias apontam que o músico teria sido vítima de suicídio ou de homicídio.

Jim Morrison

Foto: Divulgação

Assim como Brian Jones, Jim Morrison também morreu em um 3 de julho. Em 1971, o vocalista do The Doors foi encontrado sem vida na banheira de sua residência em Paris, na França. Brigado com o grupo, principalmente por causa do seu envolvimento em polêmicas e do uso excessivo de álcool e drogas, o músico havia se isolado no país com a namorada.

Nunca houve uma autópsia. A causa da morte é motivo de mistério até hoje. Segundo a polícia local, Morrison havia sido vítima de um ataque cardíaco. A tese oficial foi a da namorada, Pamela Courson. No entanto, ela apresentou duas versões diferentes às autoridades.

Janis Joplin

Foto: Wikimedia Commons

Janis Joplin sofria de depressão profunda e também tinha vício em álcool e drogas. Em 1970, ela havia começado um tratamento com especialistas e começou a tomar metadona, um medicamento que a livrava da dependência da heroína. Por isso, a cantora ficou por cerca de cinco meses fumando cigarros ou bebia ocasionalmente e de forma moderada.

A recaída, no entanto, veio em um hotel em Los Angeles, na Califórnia, onde Janis consumiu muita bebida e injetou doses altas de heroína em sua corrente sanguínea, em outubro de 1970. No dia 4, ela faltou a uma gravação. Preocupado, o empresário da artista foi até o seu hotel.

John Cooke arrombou a porta e a encontrou morta, vítima de overdose de heroína e álcool. Janis estava entre a mesa de cabeceira e a cama com marcas de agulhas no braço e um nariz quebrado. Na autópsia, foi descoberto que ela já não tomava a medicação há um mês e que havia voltado para as drogas há pelo menos três semanas.

 Kurt Cobain

Foto: Getty Images

Em 14 de abril de 1994, o vocalista do Nirvana foi encontrado morto em casa com uma espingarda ao lado do corpo e um ferimento na cabeça. Na cena, havia também uma carta de suicídio. Mesmo assim, até hoje, a morte de Kurt Cobain intriga algumas pessoas.

Muitos fãs contestam a história divulgada pelas autoridades de que ele teria se matado e pedem que a polícia investigue o caso como assassinato. Algumas teorias apontam evidências como um comportamento “estranho” de Courtney Love, esposa do artista, e de que a arma tinha impressões digitais de outras pessoas.

As suspeitas aumentaram depois da versão de Tom Grant, investigador particular contratado por Courtney para encontrar o marido após o desaparecimento da reabilitação. Grant teria encontrado “uma série de inconsistências, incluindo questões sobre a alegada nota de suicídio”. Para ele, Kurt Cobain havia sido vítima de homicídio, especificamente, articulado pela sua esposa.

Amy Winehouse

Foto: Wikimedia Commons

Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres, em 23 de julho de 2011. A causa da morte teria sido ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. A cantora também lutava há anos contra o seu vício em álcool e drogas e contra a bulimia.

Uma autópsia inicial se mostrou inconclusiva, apesar de não ter encontrado traços de substâncias ilegais no corpo da artista. Mas, dias depois, a médica legista britânica, Suzanne Greenaway, deu o veredito de “morte por acidente”, afirmando que a Amy morreu envenenada por álcool.

E, aí? Você já tinha ouvido falar sobre o Clube dos 27? Nos conte pelos comentários!

 

Comentários
Posts Relacionados