Há 110 anos, as ruínas de Machu Picchu foram descobertas. Veja 10 curiosidades!

Compartilhe

No dia 24 de julho de 1911, o arqueólogo estadunidense Hiram Bingham descobriu as ruínas de Machu Picchu. A cidade está localizada nos altos de uma montanha, nas encostas orientais da Cordilheira dos Andes. Considerada uma obra-prima mundial por sua arquitetura e engenharia, a cidade construída pelos incas em meados do século XV se tornou uma das atrações turísticas mais populares do mundo. Hoje em dia, é uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo e recebeu, pela UNESCO, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.Hiram Bingham, o verdadeiro "Indiana Jones", em 1911 (foto: tumblr/indypendenthistory)

Hiram Bingham, o descobridor do Machu Picchu, em 1911 (foto: tumblr/indypendenthistory)Como ontem foi o aniversário de 110 anos de sua descoberta, trouxemos 10 curiosidades sobre a cidade de Machu Picchu. São tantas coisas interessantes que certamente o local será o próximo destino de suas viagens!

2 – Os espanhóis nunca encontraram o Machu Picchu

Existe uma crença de que os espanhóis não tinham nem ideia da existência do Machu Picchu – nem mesmo quando conquistaram o Império Inca, em 1500. Porém, os peruanos sabiam do local e ajudaram Hiram Bingham a chegar até ele. Mesmo assim, referem-se ao local como a “Cidade Perdida dos Incas”.

3 – As aparências enganam…

O Machu Picchu é composto por mais de 150 construções. Estas construções são muito variadas, desde santuários até banheiros e casas. As escadas do local, feitas de placas de pedra, têm mais de 100 degraus.

Fonte: YouTube

4 – À prova de deslizamentos

Para proteger a cidade dos deslizamentos ao lado da montanha, os Incas construíram mais de 600 terraços. A estrutura é realmente impressionante, afinal, os estudos sobre os abalos sísmicos no Peru só se desenvolveram muitos anos depois.

5 – Machupienses? Machu Picchenses?

Quantos habitantes Machu Picchu comportou? De acordo com arqueólogos, existem evidências de que os Incas  construíram a cidade numa área usada para agricultura em 760 a.C. Sua população variou entre 300 e 1000 pessoas durante os anos 1400. Estas pessoas foram da classe social mais alta dos Incas, chamados “llactas”.

Machu Picchu
Foto: Reprodução

6 – Técnicas de engenharia

Machu Picchu foi construída por uma técnica chamada ashlar. Nela, os construtores envolvem pedras desenhadas perfeitamente, ou seja, não é necessário nada para juntá-las. Dessa forma, as peças se encaixam tão bem que não precisam de corte entre elas. Além disso, a construção foi feita de forma inclinada, justamente para distribuir o peso das pedras e proteger contra possíveis terremotos.

7 – Machu Picchu: Arquitetura de peso

As pedras de granito usadas para construir Machu Picchu eram extremamente pesadas. Inclusive, algumas delas ultrapassavam 55 toneladas. As pedras foram empurradas pela montanha pelas mãos de centenas de homens. Além disso, as pedras tinham um significado sagrado para os Incas. Para eles, as pedras carregavam a energia da natureza. Dessa forma, tornavam o Machu Picchu um local sagrado.

8 –  O sistema de comunicação Inca

Os Incas desenvolveram um sistema de comunicação, uma trilha de conexão a Machu Picchu e a outros lugares da região que se estende por mais de 25,000km de comprimento.

Foto: Reprodução

9 – O Machu Picchu tem mais estruturas para combater um terremoto do que o estado da Califórnia

De acordo com os arqueólogos, os Incas construíram a cidade considerando que a área era suscetível a terremotos. A estrutura é tão bem feita que, se comparada aos artefatos que a Califórnia tem para se defender, ganha a briga.

10 – Projetada para estudos arqueológicos e astronômicos

Os arqueólogos chegaram a conclusão de que a cidade de Machu Picchu fora toda projetada para estudos astronômicos. Eles encontraram as 3 principais estruturas da cidade: o Templo do Sol, a Sala de Três Janelas e o Intihuatana. O Intihuatana é uma invenção dos Incas, feito de uma pedra usada como um relógio astronômico. Dessa forma, eles descobriram como identificar cada mês e as épocas do ano e, com base nisso, organizavam os rituais sagrados e da agricultura.

Machu Picchu
O Intihuatana funcionava como um relógio para os Incas. Foto: Reprodução

 

E aí, gostou de conhecer esses 10 fatos sobre a cidade? Conta pra gente nos comentários!

Comentários
Posts Relacionados