Se você gosta de filmes de terror, certamente conhece a franquia Invocação do Mal. Baseada nas histórias dos investigadores sobrenaturais Ed e Lorraine Warren, são 3 filmes e 5 derivados feitos especialmente para as telinhas. Se você prestou atenção, deve se lembrar que as produções são baseadas em histórias reais, que o casal de investigadores viveu ao longo de sua carreira. Hoje, vamos contar a história que inspirou o primeiro filme: a casa mal assombrada da família Perron.
Invocação do mal: a casa da família Perron
Durante o inverno de 1970, Roger e Carolyn Perron compraram uma casa em Rhode Island. O local era chamado de “Antiga Propriedade Arnold”, tinha cerca de 80 mil hectares e 10 quartos. A propriedade era mais que perfeita para o casal e suas 5 filhas – a não ser pela energia pesada que todos sentiram logo quando colocaram os pés na casa.

Terminada a mudança, a família Perron começou a notar alguns eventos estranhos. Tudo começou com as meninas mais novas, que acordaram assustadas no meio da noite, reclamando das vozes dos fantasmas. Depois desse episódio, as aparições começaram a ter uma energia mais leve e amigável, portanto, não atrapalhavam o dia a dia dos Perron. Alguns eventos visíveis, como móveis e objetos levitando, quadros caindo sozinhos e manchas repentinas na parede se tornaram cotidianos, mas não preocupavam a família.
Passado sombrio
Quando os comentários sobre os eventos sobrenaturais em sua propriedade começaram a circular, os Perron descobriram que a Antiga Propriedade Arnold tinha muitos segredos e um passado obscuro. Não uma, nem duas, nem três, mas sim OITO gerações viveram e morreram na propriedade – e o pior: a maioria delas marcada por assassinatos, estupros e suicídios.
Não demorou muito para que os espíritos amigáveis se tornassem mal-intencionados e perigosos. Os alvos eram sempre as crianças: os fantasmas puxavam seus cabelos, batiam as portas dos quartos e as atormentavam a noite todas com gritos repentinos.

Com o tempo, os adultos também viraram alvos dos espíritos. Carolyn Perron foi a mais afetada, principalmente após a chegada do espírito de Bathsheba Sherman. De acordo com a lenda, ela era uma bruxa maldosa que se enforcou de trás do celeiro da casa. Carolyn afirmava que a entidade havia a torturado e possuído – e é aí que os Warren entraram em cena.
O fim da Antiga Propriedade Arnold
Roger Perron convidou Ed e Lorraine Warren para irem até a propriedade. Lá, eles conduziram inúmeras sessões espíritas para lidar com os espíritos do mal. Andrea Perron, uma das filhas, escreveu um livro sobre sua experiência na casa, descrevendo o exorcismo de sua mãe: “A noite em que pensei ver minha mãe morrer foi a mais aterrorizante de todas. Ela falava com uma voz que nunca ouvi antes, e alguma força que não é deste mundo a arremessou por seis metros até outro quarto”, falou em House of Darkness House of Light (2011).

Porém, diferentemente dos filmes, o casal Warren não colaborou (na verdade, só piorou a situação) para a expulsão dos espíritos. Dessa forma, a família Perron abandonou a Antiga Propriedade Arnold em 1980.
Invocação do Mal: tudo foi para as telinhas
A história da família Perron ficou tão marcada na vida dos Warren – seja pelo medo ou pelo fracasso do casal – que virou uma adaptação para os cinemas. Inaugurando a franquia de filmes de terror Invocação do Mal, o filme dirigido por James Wan teve a supervisão dos personagens reais da história. Se você sentiu medo com a produção, não deve ser capaz de imaginar os verdadeiros perrengues da família na década de 70. Andrea, uma das filhas de Roger e Carolyn, disse que Invocação do Mal é uma versão muito mais leve do que ela e sua família viveram na casa.
Apesar de sua má fama, a Antiga Propriedade Arnold não caiu no esquecimento e teve vários compradores – especialmente após o lançamento da franquia. Norma Sutcliffe, uma das moradoras mais recentes. descreveu a experiência de morar lá como “um verdadeiro inferno”. O motivo não tem nada de sobrenatural: a estadia se complicou por causa dos fãs de Invocação do Mal, que não paravam de visitá-la e até invadiram sua propriedade, ao ponto dela processar a Warner Bros em 2015.
De volta para o centro das atenções
Depois que Norma saiu da casa, ela a vendeu para um casal que queria fazer dali uma atração histórica. Apenas dois meses após se mudarem para a casa, os donos relataram aparições fantasmagóricas. Eles aproveitaram o momento para documentar tudo no especial Ghost Adventures: Curse of the Harrisville Farmhouse (2019).

Por fim, em 2020, por conta da pandemia, os moradores do local abriram as portas da Antiga Propriedade Arnold para uma livestream. A transmissão aconteceu em maio e mostrou os vários cômodos através de câmeras e microfones. Muitos fãs participaram da transmissão, pois queriam ter o gostinho do que os Perron passaram em 1970.
E aí, você teria coragem de participar dessa transmissão? Qual é o seu filme favorito da franquia?