Terra agora tem cinco oceanos

Compartilhe

Neste mês, a National Geographic Society anunciou que vai reconhecer o Oceano Antártico – que circunda a Antártica – como o quinto oceano do mundo. Dessa forma, agora, ele deve ser incorporado em todos os atlas e mapas fornecidos pela organização, junto aos oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico.

“O Oceano Antártico há muito tempo é reconhecido pelos cientistas, mas como nunca houve um acordo internacional, nunca o reconhecemos oficialmente”, disse Alex Tait, geógrafo da National Geographic Society.

Um oceano diferente

Enquanto os outros oceanos são definidos pelos continentes que os cercam, o Oceano Antártico é definido por uma corrente, a Corrente Circumpolar Antártica (ACC). Os cientistas acreditam que ela tenha sido estabelecida há cerca de 34 milhões de anos, quando a Antártica se separou da América do Sul.

A ACC flui de oeste para leste ao redor da Antártida, em uma latitude de 60 graus ao sul. Dentro dela, as águas são mais frias e um pouco menos salgadas do que as águas dos oceanos localizados ao norte. 

Mudanças climáticas

Foto: Andrew Peacock/Getty Images

O Oceano Antártico tem um impacto crucial no clima do planeta. A Corrente Circumpolar Antártica, que o cerca, puxa as águas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, ajudando a impulsionar um sistema de circulação global, que transporta calor ao redor do planeta. Além disso, a água fria e densa ajuda a armazenar carbono nas profundezas do oceano.

Os cientistas estão atualmente estudando como a mudança climática causada pelo homem está alterando o Antártico. A água que se move através da ACC está esquentando, mas não está claro o quanto isso está afetando a Antártica e os ecossistemas marinhos que existem por lá. Alguns dos derretimentos mais rápidos dos mantos e plataformas de gelo dos continentes foram os locais onde a corrente está mais próxima da terra.

Ao chamar a atenção para o Oceano Antártico, a National Geographic Society espera promover sua conservação.

“Acho que um dos maiores impactos é por meio da educação”, diz Tait. “Os alunos aprendem informações sobre o mundo dos oceanos por meio de quais oceanos você está estudando. Se você não incluir o Oceano Antártico, não aprenderá seus detalhes e sua importância. ”

Fonte: National Geographic Society

E aí? Você já tinha ouvido falar do quinto oceano? O que achou da mudança? Conta pra gente pelos comentários!

 

 

 

 

Comentários
Posts Relacionados