Você sabia? Skate já foi proibido em São Paulo

Compartilhe

A estreia do skate nas Olímpiadas deixou os brasileiros orgulhosos. No domingo (25), tivemos a conquista histórica da medalha de prata no esporte por Rayssa Leal, de apenas 13 anos. Antes dela, Kelvin Hoefler já havia garantido a prata para o Brasil na modalidade. Mas você sabia que o skate já foi proibido na cidade de São Paulo?

Leia também: 10 curiosidades sobre as Olimpíadas

Foto: Wander Roberto/COB

Em 1988, o então prefeito, Jânio Quadros (PTB), chegou a proibir completamente a prática no município. Na época, a sede da prefeitura funcionava no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, e Jânio queria impedir que os skatistas frequentassem o local durante a semana.

A proibição levou os praticantes a organizarem uma passeata em direção ao parque. No dia 23 de junho, cerca de 200 manifestantes foram às ruas com faixas e megafones, pedindo a liberação do skate.

Foto: Reprodução/Twitter

Em resposta, a prefeitura publicou um decreto ampliando a proibição para toda a cidade. “Meninos brincando com skates, ricos em sua maioria, fizeram ontem, segundo os jornais, uma passeata pelas ruas da cidade. Ao Ibirapuera não chegaram, porque tomaram a lição que o pai não lhes deu”, dizia o texto assinado pelo prefeito.

Assim, os desobedientes deveriam ser detidos e levados ao juizado de menores. A Polícia Militar chegava a apreender skates nas ruas. Apesar da proibição, algumas pessoas continuavam a praticar o esporte.

Pouco tempo depois, os skatistas obtiveram uma decisão judicial para organizar uma competição na chamada “ladeira da morte”. O evento chegou a até mesmo ser transmitido na televisão. Quando Jânio Quadros soube da sua realização, durante uma viagem a Londres, chegou a reforçar o veto.

Durante as eleições daquele ano, a então candidata Luiza Erundina, na época, no PT, prometeu revogar a proibição caso fosse eleita. A promessa foi cumprida em 1989, quando ela assumiu o cargo.

A história da proibição do skate voltou à tona nesta semana, quando Erundina, atualmente deputada federal pelo PSOL, parabenizou Kelvin Hoefler pela conquista da medalha e relembrou o decreto em suas redes sociais.

Fonte: Folha de S. Paulo

E aí? O que achou disso? Já sabia que o skate já foi proibido em São Paulo?

 

 

Comentários
Posts Relacionados